Páginas



Oiee gente,

É, faz tempo que eu não venho aqui meter o bedelho em alguma coisa né? Pois é... Mas, eu acho que essa postagem vai ter sequência com postagens mais regulares, já que eu ando com uma enorme vontade de meter o bedelho em tudo ultimamente..

Bem, depois de complementar no item do meu perfil "preferências políticas" com algumas observações acerca da minha preferência eu fiquei pensando algumas coisas com meus botões e resolvi vir aki compartilhar com vocês.. (alérgicos a assuntos políticos, não atendam a voz que agora berra na sua cabeça, freneticamente, pra você correr e fechar esta página. Espere mais um pouco, nem que seja pra dizer que tudo que eu vou dizer é uma grande besteira, talvez seja, mas talvez não...vai saber né?! Afinal, eu tô aqui pra meter o bedelho, não pra estar certa.)

Eu não sei o porquê que quando eu estava fazendo a tal complementação me veio à lembrança a teoria de Rousseau , aquela do bom selvagem lembra?. Bem, se você não sabe bem do que se trata o nome já sugere alguma conclusão, mas, em qualquer caso, essa teoria, trocando em miúdos, defende que as pessoas são essencialmente boas,  que são como "tábuas rasas" em que a sociedade deposita seus conceitos de vida, comportamento, crenças, etc, montando o indivíduo, ou seja, você é produto do meio como outros estudiosos já afirmaram antes, contemporaneamente e depois de Rousseau. Você nasce bom, a sociedade que é a peste da história e pode te transformar em alguém mau. Eu, pra ser sincera, já  fui muito adepta dessa teoria e também concordava com o ilustre autor, mas agora eu confesso a vocês que ela já não faz tanto sentido para mim.

Eu acho que o bombardeio e a preferência da mídia em nos bombardear diariamente com péssimas notícias, de assassinatos, roubos, corrupção, agressões gratuitas, intolerância, e milhares de etc, têm me instigado a pensar sobre a natureza humana. O poder corrompe? #fato, existe condição de miséria #fato, péssima educação #fato. Mas, as diferentes pessoas que vivem nas mais diferentes exposições socio-culturais-financeiras reagem cada um ao seu modo às mesmas exposições. Por quê?  Teoricamente, cada grupo está exposto a uma determinada condição "do meio", mas nem todos reagem a ele da mesma maneira #fato. Se o problema está "puramente" (não sei se ele rejeita as influências da personalidade individual ou se acredita numa personalidade coletiva produzida pela sociedade) na exposição a determinadas situações, por quê há essa diferença na lida com as situações semelhantes? Será que nas comunidades indígenas, por exemplo,  não afetadas pela sociedade moderna inexistem comportamentos repulsivos, maldosos, e sociamente (estou falando da nossa sociedade tah?) não aceito? Será que em pequenas sociedades afastadas não existem pessoas que aproveitam o poder em benefício próprio ou não agem de modo desonesto para conseguir o que desejam? - Vixe, pensar nisso me vez pensar a respeito das concepções de cada palavra dessa (desonestidade, maldade, corrupção, só pra citar algumas) nas diversas sociedades e da mania que nós temos em considerar o nosso certo o dos outros errado (aquela velha história de impor a própria cultura..). Tah, mas saindo dessa discussão, que dá muito pano pra manga, o que eu quero dizer é  sobre uma sociedade em que alguns se dão bem e outros se dão mal, não por mérito - partindo da teoria de que todos têm a mesmas chances de ter meios que lhe facilitem o mérito- mas por interesse de uma elite constituida que é aceita pela sociedade para "produzir a verdade".

Nossa gente, como essa conversa implica em outros fatores paralelos que se forem discutidos se escrevem páginas e mais páginas, numa discussão verbal, dias e mais dias. Eu vou interromper a minha por aqui. Vou ficar aqui só pensando e vocês que pensem mais sobre isso daí. Mas que eu ando insatisfeita com o comportamento da maioria de nós (humanos) aaah isso eu estou. Não suporto mais ver más notícias que evidenciam a natureza má do homem.. Quer saber o pior? Eu ainda sou aficcionada por teorias da conspiração e acredito que toda informação que nós recebemos são minunciosamente selecionadas pra que seja atingido um objetivo maior que é a alienação e a manipulação social , o que teoricamente quer dizer que as piores coisas fogem do nosso conhecimento... Nossa, será que as minhas opiniões são minhas opiniões ou foram plantadas sutilmente pela elite dominadora através dos seus meios de dominação e cabrestagem?? Nossa.. agora fiquei preocupada.. rss
Sabe aquela coisa meio 1984, de George  Orwell ? Não acho aquilo tão fictício assim.. rss

Tah achando que a blogueira enlouqueceu né? hahahahaha . Digamos que eu sou pouco convencional. E outra, eu fiz esse blog justamente pra escrever o que eu penso.. Não dou muita importância pra filtros, já que vivo fazendo isso na minha vida "normal"..(tah, nem tanto, mas com certeza mais que aqui. ^^)

Nossa.. eu penso demais, eu falo demais..


Pronto, falei. Agora é sua vez. ^^

MAS....

Ps.:Se o homem é um ser essencialmente social, e a socidade é que "corrompe" o homem, isso que dizer que a gente não tem salvação?

Ps2.: Se todo homem nasce essencialmente bom, e o homem é quem forma a sociedade, por que ele deixa de ser bom depois que se junta com outros homens essencialmente bons e é incapaz de formar uma sociedade boa e justa como eles essencialmente são?

É só uma coisa que me correu agora..


Pronto, falei. (de vez) ^^ (acabei, juro.. rss)




Pesquisar este blog