Por que eu amei o filme Malévola



O gérmem da postagem de hoje surgiu na postagem anterior. Nela eu havia levantado rapidamente a dúvida "por que a água é salgada" e esse questionamento, me parece, que é comum a mais algumas pessoas. Além disso a percepção de que tudo tem um porquê que nem sempre a gente dá a devida  importância colaborou bastante para a ideia que vou desenvolver nessa postagem. 

Hoje eu vou tentar explicar alguns fenômenos que constatamos diariamente e que raramente nos damos o trabalho ou temos a curiosidade de entender o porquê de serem exatamente como são. Vamos começar com a já mencionada na última postagem 

Por que a água do mar é salgada?

Partindo do principio que a água do mar é o desaguamento das águas dos rios e reservatório das águas das chuvas, ambas doces, é no mínimo estranho perceber que a água do mar é salgada não é mesmo? Pensando nisso eu resolvi pesquisa o motivo das águas dos mares serem salgadas.

Segundo a revista Mundo Estranho (ME) o motivo é que as águas dos rios quando correm coletam pelo caminho material mineral, como o cloreto de sódio (sal) por exemplo, e levam até o mar. No mar quando a água evapora deixa para trás o cloreto de sódio responsável pela salinidade da água. Ou seja, os rios levam água doce e sal , mas quando ocorre a evaporação da água do mar pelo calor só evapora a água, deixando o sal no mar provocando a gradativa concentração de sal nas águas marinhas. Além disso a água da chuva também ajudam já que capturam as particulas de sódio e cloro suspensas no ar e as levam para os oceanos, inclusive, ajudando no processo.

Por que o céu é azul?

è tudo por causa da atmosfera que circunda o nosso planeta. Vou colocar uma imagem ao lado para ilustrar melhor a explicação.

Três conhecimentos são inicialmente                         fundamentais: 1)cada cor tem uma frequência e comprimento de onda diferente. 2) a luz é branca, mistura das sete cores do arco-íris— o violeta, o azul, o anil, o verde, o amarelo, o laranja e o vermelho. 3) ondas de menor comprimento se espalham com mais facilidade. Agora que vocês já sabem o mais importante vamos à explicação:
 
 Segundo uma página da Mundo estranho [ME] "A luz azul tem uma freqüência (ciclos de onda por segundo) muito próxima daquela de ressonância dos átomos da atmosfera, ao contrário da luz vermelha. Assim, a luz azul que é reemitida em todas as direções, num processo chamado dispersão de Rayleigh (nome do físico inglês do século XIX que explicou esse fenômeno). A luz vermelha, que não é dispersa e sim transmitida, continua em sua direção original, mas quando olhamos para o céu é a luz azul que vemos porque é a que foi mais dispersada pelas moléculas em todas as direções. movimenta os elétrons nas camadas atômicas das moléculas com muito mais facilidade que a vermelha. Isso provoca um ligeiro atraso na luz"

Por que o céu fica avermelhado no pôr do sol?

"À medida que o Sol vai se pondo, seus raios têm que atravessar um pedaço maior da atmosfera, colidindo com mais obstáculos. Afinal, no crepúsculo, até as ondas longas, laranja e vermelho, acabam trombando e se desviando, avermelhando gradativamente o horizonte (embora o resto do céu continue azul). A vermelha é a última onda de luz que consegue cruzar a atmosfera e nos atingir, por isso o astro-rei fica vermelho no pôr-do-sol.

O azul se espalha tanto que não consegue chegar até nós e, por isso, vemos o céu vermelho.
Ao meio-dia, a luz do Sol atravessa um trecho menor de atmosfera. O violeta, o azul e o anil se espalham pelo céu e os raios solares chegam amarelos aos nossos olhos.

No final da tarde, a luz entra inclinada e passa por um longo pedaço de atmosfera, trombando nas partículas. O verde e o amarelo também se espalham, e só o laranja e o vermelho chegam aos nossos olhos.

1 - Ondas compridas de luz, como o vermelho, contornam os obstáculos sem dificuldades.

2 - Ondas curtas, violetas, anis e azuis, batem e se espalham pelo céu, pintando-o. O Sol é amarelo porque essa cor é a mistura das ondas longas que chegam: verde, amarelo, laranja e vermelho."



Isso foi praticamente uma aula interdiciplinar de física, química e geografia. rsrs
Despeço-me meio nerd hoje.. Até a próxima postagem.

Pronto falei, agora é sua vez.



Fontes: http://super.abril.com.br/superarquivo/1998/conteudo_67326.shtml
http://mundoestranho.abril.com.br/ambiente/pergunta_285757.shtml
http://mundoestranho.abril.com.br/ciencia/pergunta_285675.shtml

10 comentários:

Érico Pena disse...

Amiga, esse Mndo estranho é uma revista porreta mesmo e isso q vc está fazendo é mt bom pois leva conhecimento e informação aos leitores já q nem td mundo tem 10pilas p/ dar td mes em uma revista né? Grande abraço
obs: www.cinemeirosnews.blogspot.com atualizado com os comentários sobre o novo filmaço de Denzel Washington, confere lá :)

Victor Von Serran disse...

As crianças vão adorar.....

Se der aparece lá que seus comentarios aumentam minhas visualizaçoes !

http://universovonserran.blogspot.com

Nathacha disse...

Excelente explicação e maravlhosa fonte de pesquisa! parabéns
http://www.medicinepractises.blogspot.com/

Rafa! disse...

Legal o blog!
gostei do seu jeito de escrita.
:D

Kelly Christi disse...

Seu blog realmente honra o nome que tem, ah se todos os blogs fossem assim em sua meiguice rs

to te linkando...

ah respondendo a pergunta de um dos meus posts anteriores: sim, akele jogo de palavras é um movimento literário: concretismo.

http://pequenosdeleites.blogspot.com/

Angélica Nunes disse...

Eu já tinha visto sobre essas questões no antigo "mundo de beckman". Lendo a tua matéria me lembrou desse programa!(sério!!)
Refração, explosões, tensão superficial.... fazer papél reciclado...

Ele ele chegou a falar sobre o sal do mar e sobre o céu azul...
Adorei a postagem.. me fez lembarar coisas da infãcia que eram fantasticas! O poder do conhecimento!

EEEEEEEEEEEEEEEEEEE............
O seu Blog ganhou um SELO!!!
♫Hoooooooooooooooo!!!♫

http://blogkawai2.blogspot.com/2011/02/selos-selos-que-venham-mais-selos-selo.html

Vá pega-lo se quiser!

mulherices disse...

É, uma aula de pequenas curiosidades esclarecidas. Essa sobre a água do mar foi a melhor. :)

Jeh Pagliai disse...

Ahhh que demais!
Sempre quis saber o por que o céu é azul, rs

Beijinhos

---
www.jehjeh.com

Afrodite S2 disse...

parabens pelo blog!
amo ler sobre curiosidades assim!
passa no meu tb e segue pra participar dos sorteios

beijins

http://dicasdaafrodite.blogspot.com/2011/05/bolos-super-coloridos-e-faceis.html

Palavras disse...

Consegui entender tudo... Ótimo site! :D

Postar um comentário

Um comentário diz muito sobre você.
Comente com inteligência.

(retribuo comentários bem feitos- afinal,se vc escreve bem aqui, escreve bem lá. ;)

Pesquisar este blog