Por que eu amei o filme Malévola



Eu estava morrendo de saudades de ser blogueira gente! E não é só o contrato do Ronaldinho Gaúcho com o Flamengo que tem hora pra acabar, mas também meu jejum  e ele se encerra agora [ estouros de fogos]. E não vou voltar só pro meu querido Abrindo a Cabeça mas para meter o bedelho nos blogs dos meus companheiros blogueiros a torto e a direito como eu adoro fazer sempre.

Para abrir o verão do blog eu vou poupá-los  de um primeiro reencontro [ de novo] polêmico [ do jeitinho que a gente gosta]. Vou tratar de uma coisa que eu andei futucando na net essa semana e que achei muito legal. Confesso que fiquei horas olhando o tal site e espero que desperte o mesmo interesse em vocês já que eu não tô afim de fazer uma postagem chata que o povo chega nos comentários e sentencia " muito legal o blog",  ou pior provocar o desinteresse dos meus leitores! =0 

Então, eu vou deixar de suspense e dizer logo do que se trata a postagem. Olha só que coisa mais desconexa mas que faz todo sentido: no meio de uma conversa no meio da praia surgiu aquela clássica pergunta  "por que a água do mar é salgada?" aí quando eu cheguei em casa eu resolvi pedir uma iluminação do St. Google. Ele me indicou o site da revista Mundo Estranho (ME) aí de lá eu fui vendo outras curiosidades e tals. Aí de repente [depois de o que é macumba, quais os santos mais pecadores da história, depois de descobrir que são longuinho foi o soldado romano que  enfiou a lança em Jesus já crucificado - lembram? e outras bizarrices mais , eu cheguei a uma curiosidade que explicava o por que de tanto Silva, Santos e Souza no Brasil. Daí ele citaram por alto um autor de um livro chamado o "Dicionário das Familias Brasileiras" [ou qualquer coisa assim] que trazia a origem e até os ascendentes que trouxeram o sobrenome pro Brasil. Eu não achei o tal livro online, mas encontrei outro site bem divertido pra bisbilhotar, o Benzi Sobrenomes, e fiquei olhando a origem do sobrenome de todo mundo que eu conhecia e conseguia lembrar. Além disso eu aprendi como foi que surgiu o hábito de dar sobrenomes as pessoas, que primordialmente nada mais era do que uma referência para identificação da pessoa. Tipo pessoas que tinham o mesmo nome [ Tereza por exemplo] eram identificadas por nomes que as individualizavam [ a loira, a ruiva, do rio, do monte e assim vai ].

Mas vamos aos finalmente? Já estava na hora de parar de enrolar vocês com minhas histórias né? Então, vamos deixar de conversa e ver a origem de alguns?

Almeida - Sobrenome português, sua origem vem do árabe a ( al ) mesa ( meida ), em sentido geográfico seria " planalto ou chão plano ". Descendem os Almeida de D. Fernão Canelas, senhor das Quintas do Pinheiro e Canelas, pai de João Fernandes de Almeida. Procede tambem desta família Egas Moniz, conquistador de Almeida, da qual um de seus filhos tomou o nome pôr sobrenome. 

Santos - Sobrenome portugues de origem religiosa cristã, seria a abreviação de " Todos os Santos ", refere-se a esta comemoração da igreja catolica. Na epoca em que se começou a adotar sobrenomes, este nome era dado inicialmente às pessoas que nasciam em 1º de novembro, Dia de Todos os Santos. Outra origem é a referência geográfica à região de Sierra de Los Santos, na Andaluzia. Em sua linha sacerdotal, destaca-se o padre mineiro João Pedro dos Santos, que ao morrer, em 1850, reconhecera sete filhos. O nome Santos também foi adotado por judeus obrigados a se converter, os cristãos-novos. Tal sobrenome possui variações em diversas linguas, Frances: Toussaint, Italiano: Sante ou Santoro.  

Ramos - Sobrenome português provavelmente de origem cristã, refere-se a festa de ramos os domingo de ramos, em um documento de 1693 foi registrado um certo Plácido de Ramos, comprovando o uso deste sobrenome, no mínimo desde esta época, na idade antiga era comum algumas famílias adotarem nomes que, de alguma forma homenageasse a igreja católica, firmando sua posição de católicos praticantes e na esperança de trazer bons fluidos para a família. 

Ribeiro - Sobrenome português classificado como sendo um toponímico pois tem origem geográfica, significaria "riozinho". A família Ribeiro de Portugal é de origem nobre, Ribeiros e Ribeiras, ao que parece são a mesma família. Procedem de el-rei D. Ramiro, ultimo de Leão e há em Castela ( Espanha) deste apelido casas muito principais.

O seu não está aqui? Eu suspeitei... Por isso mesmo eu vou disponibilizar o site pra vocês conferirem o de vocês AQUI.

Eu achei legal por que nunca havia pensado no sobrenome assim, com um significado, só como sobrenome sabe? Imagina, quem já se viu como Marina da selva ou como Antonio do mar por exemplo?  Vocês me entendem né? Tah, eu sei que sim. ^^


Comentem depois de  ter visto o sobrenome de vcs. Vai ser mais divertido. 

Então, por hoje é só.

Pronto falei, agora é sua vez.



23 comentários:

Victor Von Serran disse...

que legal....vou lá ver meu nome....Serrano

http://universovonserran.blogspot.com/
blog premiado - indicado pelo jornal destak
sigo e comento quem seguir e comentar

te espero lá no meu blog

Anônimo disse...

A história é interessante e curiosa. Quanto aos sobrenomes, podemos descobrir de tudo em seu significado e origem.
Há pouco descobri que o meu é de origem italiana e eu nem imaginava isso...

Anônimo disse...

Tem um de meus sobrenomes aí \o/ Achei bastante interessante, e ja to no site p/ ver o significado do outro, rs.
E bem vinda de volta! =*

Victor Von Serran disse...

Comentei no seu blog e nem tinha visto que vc tinha postado no meu...obrigado pelo comentario tão pertinente....era isso mesmo oque eu queria passar

se quiser sentir emoção ao ler ele,tente ouvindo there there do radiohead....foi um leitor do blog que disse pra mim e foi fantastico !

quanto ao seu post...muito instrutivo....vou saber sobre meu sobrenome !

http://universovonserran.blogspot.com/
blog premiado - indicado pelo jornal destak
sigo e comento quem seguir e comentar

Alex Azevedo Dias disse...

Olá! Passei por aqui para exercer o seu ofício - bisbilhotar - mas que assumo aderir nas horas úteis e não vagas. Enfim... agradeço sua leitura, comentário e dica de postagem... Sobre o assunto, o que me suscitou considerações foi a questão dos sobrenomes. Sei que no mundo antigo e clássico, os sobrenomes eram designações da cidade de origem do indivíduo. É só pesquisar os filósofos pré-socráticos, por exemplo. Heráclito de Éfeso, nasceu onde?? Em Éfesos!! rs... Parmênides de Eléia?? Em Eléia!! rs... Isso numa sociedade pagã, politeista. No politeismo, a dimensão coletiva era a prioridade, alicerce social. Mas após o advento do capitalismo e a consagração sangrenta do monoteismo, a família nuclear passou a ser a palavra de ordem. Papai, mamãe, filhinho - Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! A Santíssima Trindade ganhou destaque nos principais tablóides! Então, é em Nome do Pai, em Nome de Deus, que os sobrenomes passarama transmitir o traço patriarcal!! Beijo grande!!

Pedro Prado disse...

O meu, Prado, não tem lá.
Estranho.
O pior é que nem meus avós sabem de onde ele veio. Acho que meu tataravó saberia, mas ele já morreu... hehe

Raoni Piagem disse...

Muito gostei mesmo
http://loucoprazer.blogspot.com/

Nanda disse...

Muuuito bom seu blog, parabéns *-*

Anônimo disse...

menina, seu comentario tava caindo como spam..mas ja liberei.

quanto aos sobrenomes, eu sabia dessas historias. VC sabia que nos EUA muitos sobrenomes foram surgindo pela profissão ou caracteristicas da pessoa John Wood (joao da madeira) Alisson Brown (Alisson marron).

fora os judeus que trocaram seus sobrenomes para fugirem da inquisição.

Tatiane disse...

Raoni e Nanda, tenho absoluta certeza que vcs NEM COMEÇARAM A LER A POSTAGEM.
Sinceramente eu acho isso uma falta de respeito.. Mas..

Anônimo disse...

O meu é Pereira e acredito ser de origem portuguesa também. Vou conferir depois. Blog legal!
Inté...

Plutonauta disse...

muito legal, vou procurar o meu lá.

Com todo respeito vc é muito bonita tb, e acredite vc ou não eu nunca vi nenhum filme daquelas atrizes, só fotos no St. Google !!!!! t+

Patrícia Ferreira🥁 disse...

Muito legal o blog!
rsrsrs
To brincnado, mas achei legal mesmo...
Então quer dizer qeu o cara enfia a lança em Jesus e vira santo?! Ki coisa não?!
Ah legal essa parada de nomes, agora sei de onde vem meu Ferreira rsrsrsrs...
Só não achei o do meu namorado que é "Ventapane"...
Boa sorte com seu recomeço de blog... Mas o jejum havia sido porque?
Bejaum e fica com Deus
=***

bia santos disse...

Nunca tive a curiosidade de saber o significado do sobrenome, então será que sou descendente de judeus? E "a pergunta que não quer calar": Por que a água do mar é salgada?!

Muito interessante seu post...

Lua- Eu Crio Moda disse...

Obrigada pela visita, passei pro curso dos loucos, psicologia...rsrsr

Érico Pena disse...

Olá minha querida amiga, em primeiro lugar, seja bem-vinda e por favor ñ me assuste de novo dessa maneira ok. Vc ficou praticamente incomunicável por quase um mês e meio e eu sinceramente me preocupei com vc minha amiga. Q bom q vc voltou e obrigado pelo comentário no blog do pena, vc como sempre sendo uma das melhores comentaristas q eu conheço, deviam fazer um selinho em sua homenagem hehehe...
Com relação à sua postagem devo dizer q por curiosidade EU TENHO ESSA REVISTA! Sim amiga, fui assinante da ME por um ano e por isso tenho essa revista e lá mostra outros sobrenomes como SILVA, OLIVEIRA e tal. Muito bom essa sua postagem e melhor ainda é a revista q certamente vale a assinatura. Grande abraço amiga e vamos torcer para que 2011 seja um ano de muita paz, saúde, sucesso e comentários decentes em nossos blogues hehehe...
obs: ñ eskeça de votar na enquete do cinemeirosnews ok

Dih disse...

Vou olhar lá e ver o que significa... Legal seu blog. gostei
http://projetosdeumlouco.blogspot.com/

Felipe Matula disse...

Mto legal o site, mas o meu n tem :(

Thaamy disse...

Depois de ler seu post, fui procurar o significado do meu sobrenome, rs
é engraçado como tudo tem um porque, tem um começo.
Me fez pensar ! Adorei
estou seguindo.

Anônimo disse...

eu não consigo largar meu blog amo isso, nunca vou largar !!!!!!
Parabens pelo blog andei lendo alguns posts e gostei muito!

Unknown disse...

Legal isso rsrs ta dificil acha o meu mas vo continua rsrs



http://desenhodireito.blogspot.com/2011/01/fantoche-tutorial.html

se puder clica na propaganda agradeço

Wil disse...

Vou deixar uma dica pra você.
Pesquise sobre ditados populares. Você irá encontrar coisas muito diferentes daquilo que estamos acostumados a ouvir.
Não sei se você já fez isso antes aqui no seu blog, porque estou passando aqui pela primeira vez, mas dá uma espiada no assunto.
Essa sua postagem sobre os nomes é algo bem parecido.
Ótima semana pra ti.

Dina Dee disse...

O meu é Odierna, muito incomum!

Postar um comentário

Um comentário diz muito sobre você.
Comente com inteligência.

(retribuo comentários bem feitos- afinal,se vc escreve bem aqui, escreve bem lá. ;)

Pesquisar este blog