Por que eu amei o filme Malévola

Gente,

Meus dedos coçam pra vir aqui a dias... Vocês nem sabem...

Tem dois assuntos me martelando a cabeça e quase fui consumida pela revolta e pela ansiedade de vir aqui contar a vocês.  Por incrível que pareça os dois têm correlações, mas acho mais prudente falar separadamente. Vocês sabem como eu falo demais né? Pois então!...

Primeiro eu vou falar do que eu julgo o pior deles: O caso Mayara Penteado Petruso. - Essa aí embaixo ó -

Vocês não ouviram falar ainda?!! Deve ser por que a imprensa nacional ( leia-se do sudeste) simplesmente ignorou tal fato deve ter sido pelo peso do sobrenome da criatura ninguém sabe o porquê... =0 - Pausa para uma observação pós escrita: Um leitor me alertou que foi sim divulgado por programas de tv e jornais do sudeste. Quando escrevi a matéria confesso que quis dizer os grandes jornais nacionais. Eu não vi, mas teve quem viu-

Mas deixa eu começar a falar logo do que se trata essa postagem senão eu vou explodir! 

A srta. citada anteriormente (M.P.P.) foi autora de um dos atos mais repudiantes do ano. Mereceria fácil, fácil o prêmio de a mais ignorante do ano! E pra minha vergonha ela ainda é aluna de direito.. Um perigo! 

Depois da eleição de Dilma ela teve a ignorância  infelicidade de publicar em seus perfis nas redes sociais declarações altamente preconceituosas contra os nordestinos, sem o menor cabimento e sem qualquer indício de bom senso , reconhecimento histórico ou embasamento socio-cientifico.  Nem vou comentar a eleição de Tiririca e a permanente eleição dos Maluf por SP...

Pelo fato de Dilma ter sido eleita com grande força do norte-nordeste ela resolveu expressar, de maneira péssima diga-se de passagem, sua frustração por seu candidato não ter ganhado as eleições fazendo uso de afirmações no facebook e twitter tais como: 

"AFUNDA Brasil. Deem direito de voto pros nordestino e afundem o país de quem trabalhava pra sustentar os vagabundos que fazem filho pra ganhar o bolsa 171."

"Agora passem fome, friu... é impressionante, quando precisamos de violência não a temos, pq ninguém pensou em matar o dragão?"

"BRASILEIROS, FODAM-SE AGORA"

"nordestino não é gente, faça um favor a Sp, mate um nordestino afogado!"

E o pior é que ela promoveu com essa atrocidade um verdadeiro manifesto preconceituoso por parte de alguns tão ignorantes quanto ela, diria racista, apesar de haver algumas opiniões contrárias de que se trata de racismo, nas redes sociais que ela participava.

Depois de estourar essa notícia ela sumiu da FMU, faculdade para qual  se transferiu recentemente,  excluiu seus perfis das redes sociais e vai ser indiciada em  inquéritos abertos no nordeste ( pela OAB de Pernambuco) e pelo próprio MP de São Paulo, onde ela mora,  por crime de incitação ao crime e por racismo. A pena é de dois a cinco anos mais pagamento de multa. Além disso ele perdeu seu estágio no escritório  Peixoto e Cury Advogados.

Os inquéritos vão ser fundamentados a partir da lei 7.716 que prevê:

"  Art. 1º Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional." 

" Art. 20. Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. (Redação dada pela Lei nº 9.459, de 15/05/97)
        Pena: reclusão de um a três anos e multa."
  
O fato de não haver a palavra : discriminação ou preconceito por procedência regional, ou qualquer termo similar, leva alguns a crerem que não pode ser incluso no inquérito o crime de racismo, mas não é uma posição majoritária. Eu acho que pode ser perfeitamente incluso pela palavra etnia (Grupo de famílias em uma área geográfica variável, cuja unidade repousa na estrutura familiar, econômica e social comum, e na cultura comum)

Eu espero profundamente que não haja tantas pessoas como ela por aí. Qualquer tipo de preconceito é um absurdo e não tem o menor cabimento. A diversidade é uma coisa exuberante. O Brasil é a terra da diversidade. Nosso país foi formado por um conglomerado de etnias, jeitos, cores, etc, diferentes e é isso que faz dele tão interessante e bonito. Me parece no mínimo estranho um país como o nosso ainda apresentar esse tipo de atitude e pensamento patético, ridículo, ignorante, pequeno e limitado. Talvez quando a maior parte das pessoas se conscientizarem de que o mundo não gira em função delas mesmas, nós possamos admirar a beleza da diversidade e aceitar as pessoas como elas são o que enriquece a coletividade.

Só para concluir eu irei citar alguns artistas nordestinos para lembrar a Mayara e seus "seguidores" de que o nordeste é muito mais do que o pequeno ignorante mundo que ela formou em seu criativo imaginário:

Rachel de Queiroz- escritora
Raul Seixas - compositor, cantor
Pitty - compositora, cantora
Caetano Veloso - compositor, cantor
Gal Costa - compositora, cantora
Maria Betânia -compositora, cantora
Jorge Amado - escritor
Dorival Caymme - compositor, cantor
Alceu Valença - compositor, cantor
Luiz Gonzaga - compositor, cantor
Zé Ramalho - compositor, cantor
Nação Zumbi - banda
Ariano Suassuna - escritor
Elba Ramalho - compositora, cantora
Lenine - compositor, cantor
Zeca Baleiro - compositor, cantor
Wagner Moura - Ator
Lázaro Ramos - Ator
Priscila Fantin - Atriz
Fábio Lago - Ator
Renato Aragão - humorista
Chico Anisio - humorista
Tom Cavalcanti - humorista
Hebert Viana - compositor, cantor
Gilberto Gil - compositor, cantor
Castro Alves - poeta

E tantos, tantos outros que haja postagem para escrevê-los!!

E pra concluir com chave de ouro, uma charge que representa muito bem a questão aqui discutida:


Pronto, falei. Agora é a sua vez.

22 comentários:

@caroloarujo disse...

adorei seu blog.
estou seguindo você.

segue aqui também ?
http://carol-oarujo.blogspot.com

beijos *-*

Angélica Nunes disse...

É apavorante mas é fato que ainda no nosso tão belo Brasil, cheio de raças e cores, com todos os jeitos e todas as crenças, ainda exista gente BURRA desse jeito... Se bem que é até ofenssivo aos burros.
Infelizmente, esse "preconceito" é algo bem dificil de ser eximado de vez de qualqueer parte do mundo, pois muitas vezes, é "uma herança" que Pais passam aos seus filhos.

Unknown disse...

Isso mesmo, essa idade média que deixou o homem longe do saber, parece que não tem fim... A individualidade se instala e os governantes faz pouco caso com a população, mas sabemos que a chave de tudo é a educação depois vem as coisas boas...

Anônimo disse...

Bacana o seu texto. Talvez a região nordeste seja a mais negligenciada nesse país. Nada mais justo do que politicas públicas que busquem minorar tais desigualdades.

Parabéns!!!

PCN disse...

Eu fui um dos primeiros que "descobriram" a Mayara, e meus amigos no twitter começamos a xinga-la apenas por falta do que fazer. Não sabiamos que isso ia tomar tamanha proporção!
Ridicula, faço minhas as suas palavras.

Só queria dizer que a midia do sudeste deu bastante atenção ao caso. Jornais veicularam a noticia em matérias grandes, e programas da TV não param de falar nisso.

http://papeisriscados.blogspot.com/
o/

camila locatelli disse...

encontrei seu blog, por uma comunidade.
e gostei muito dele, até parei para ler, rs
concordo com vc como possa ainda existir pessoas com a cabeça tão limitada como a dela, pessoas assim, eu apenas tenho pena e desprezo. rs
ameei o blog

Érico Pena disse...

Nossa amiga, esse é um tipo de texto que ao mesmo tempo q causa surpresa, causa uma tremenda revolta! se eu pego essa mina na rua hehehe...
Assim como o norte, o nordeste também e eskecido e marginalizado, q absurdo de palavras essa piriguete covarde utilizou, meu candidato tbém não ganou mais compare a postagem q fiz no blog do pena no dia da vitoria da Dilma com as coisas q ela falou, totalmente diferente e reflexo de uma geração q só vem envergonhando cada vez mais o país e seus pais. Lamentável essa situação e louvável o seu texto, como sempre vc acertou mais uma vez e já estou ansioso pelo outro assunto q está martelando a sua cabeça hehehe...
Parabéns gatíssima, vc é demais :)

¢auê. disse...

O motivo desse país não ir para frente é a individualidade de certas áreas,alguem falar assim da região nordeste é a mesma coisa que dizer que não deveria pertencer ao Brasil,o como mostra a tirinha tiraria nossa base,cultura entre várias outras coisas,além do ignorante fato de que muitos acham que há o candidado bom e o ruim,isso não existe,para alguem estar disputando segundo turno das eleições para a presidência pode ter certeza que essa pessoa não é ignorante.

Wellington disse...

Muito bom seu post! Li tudinho e concordo com você! A diversidade é magnífica pois podemos conhecer pessoas novas, jeitos novos de pensar todos os dias, experimentar novas emoções, expressões e tornar nosso dia cada vez mais bonito. Tanto que tenho um blog oriental e converso em inglês com amigos de Taiwan, Koreia, Cingapura, Índia, China, Japão entre tantos outros países não só orientais tais como Canada, Estados Unidos, Itália, Grécia... e todos estes que citei conversei nesta semana! ^-^

Amei seu post, muito bonito pois também amo o Brasil! Parabéns pelo blog e visite o meu! =)

Abraços!

http://neowellblog.wordpress.com/

Mateus Luz disse...

De fato, foi um comentário tosco,
independente de candidato, afinal,
como você mesmo postou, o nordeste
é cheio de gente que faz a diferença
na história do nosso país,
e culturalmente falando, a riqueza
do norte e nordeste do nosso país é enorme!
desculpe se estou errado, mas parece que
sua indignação fica por conta de ser um comentário de alguém anti-Dilma...
espero sua visita:
http://guardeparaosdiasdechuva.blogspot.com/

Tatiane disse...

Se passei, não foi essa minha intenção. nem votei nela pra ser sincera. Minha indignação fica a cargo do preconceito infudamentado essa cabecinha de vento citada na postagem. Quis enfatizar essa atitude, não defesa de candidato A ou B. Citei a eleita presidente por que esse foi o motivo que desencadeou a atitude infeliz d Mayara. Não por qualquer defesa política.

Pa disse...

Bem profundo o seu texto, parabéns você escreve bem para caramba!

http://blog-adversativo.blogspot.com/

Mateus Luz disse...

Esclarecido então... ^^
Gostei bastante do texto, e acho importante usar a internet para mostrar essas coisas erradas no nosso país.
É vergonhoso saber da existência de pessoas que pensam de tal forma.
Nosso Brasil é tão rico culturalmente, e esse tipo de preconceito é vergonhoso.
Parabéns!!

http://guardeparaosdiasdechuva.blogspot.com/

Mizael Kosmo disse...

Olá Tatiana;
Primeiramente quero lhe dizer que fiquei muito feliz com sua visitinha ao Tudo Goospel e agradeço os comentários.
Estou lhe seguindo pois também gostei muito do seu blog.
Obrigado pela visita e volte sempre que quiser, temos atualizações todos os dias e se quiser se tornar nossa seguidora fique a vontade.
Podemos também fechar algum tipo de parceria se você achar interessante.

http://tudogoospel.blogspot.com

Anônimo disse...

Infelizmente o Brasil é um país muito preconceituoso e esse preconceito cresce a cada dia devido a essas atitudes ignorantes de algumas pessoas. Ainda acredito que isso um dia mude... Pelo menos espero!

Gabriel Pozzi disse...

preconceito é uma merda mesmo, desculpe-me o termo para defini-lo, mas qualquer coisa mais leve não o descreveria melhor.
é óbvio que essa garota está erradissima de falar isso, parecia o hitler encarnado falando, não é atoa que causou uma revolta tão grande em todos os lugares.
agora, vejo que muitos nordestinos também responderam com preconceito. essa história de falar que sp elegeu o tiririca e o maluf é furada. São Paulo tem 30 milhões de habitantes, e foram 1 milhão que votaram no Tiririca, isso dá pouco mais de 3% dos habitantes daqui, certo? eu vejo que esse argumento só retorna mais a briga e cresce uma rivalidade idiota e preconceituosa entre as duas regiões.

enfim, o mundo está muito pouco evoluído ainda para que se aceite o próximo como alguém igual a você, isso é triste, mas é verdade.
parabéns pelo texto.

http://songsweetsong.blogspot.com/

Jefferson Reis disse...

E o que mais assusta é saber que esta criatura é nova, ainda na Faculdade. Não é uma senhora idosa criada no meio do preconceito e pensamentos ignorantes. Existem muitos como ela, o preconceito existe e muito, mas anda mascarado. Não viu as agressões aos rapazes homoafetivos? É uma grande prova. O Twitter, que foi palco dessa baixaria com os nossos amados e por mim admirados nordestinos agora é palco do tosco perfil @homoafobiaSIM. É muito difícil lutar contra o preconceito, ainda mais quando ele vem com um exército.

Tatiane disse...

Não quis ofender os paulistanos/paulistas com essa observação gabriel, só quis dizer que ela condenou o nordeste por ter ajudado e eleger Dilma e em momento algum olhou para dentro do proprio estado para ver o que acontece. É aquela velha história de que "macaco não olha pro rabo". Foi isso que eu quis salientar com a observação e não uma reação ofensiva aos paulistanos/paulistas.
Eu achoq eu antes de sermos de regioes distintas, primeiramente somos todos brasileiros. Compartilhamos da mesma formação diversificada. Todos somos iguais nas nossas diferenças e as diferenças não sofrem grau algum de hierarquia.
Concordo em gênero, nº e grau com vc no adjetivo idiota para a rivalidade descabida que alguns nutrem provavelm,ente por repetirem atitudes e discursos de outros sem nem se darem o trabalho de pensarem inteligentemente a respeito do assunto.

Unknown disse...

Eu estou cho-ca-dooooooooooooooooo
Eu nem sabia sobre essa garota. Gente que horror!
Isso é um escândalo!!!!!!!!!!!
O pior de tudo é que a justiça não prevê punição, no sentido de que não consta como discriminação a nível regional?
Que isso cara!
Fala sério.
Olha... Excelente post!!!!!!!!!!!! Você é uma das minhas! Parabéns... Mandou ver!!!!!!!
Gostei muito do seu blog e do tempo dedicado em pesquisar esse número enorme de artistas e suas atuações...
Po... Sem mais palavras. Perfeito!
Olha, o meu blog trata sobre diversidade também. Concordo que é exuberante.
Bom... Gostaria muito que você o visitasse. Tenho certeza que irá gostar. O post mais recente que eu fiz fala sobre homofobia.
Espero que goste. Existem muitos outros temas também, mais de 200, falando sobre diversidade.
O nome do blog é Individualidade & Diversidade.
Bjs
www.indoverso.blogspot.com

Pamela Lima disse...

Muito bem escrito e o que mais gostei é que você da base a tudo que fala, será um vestigio do dom à advocacia?...
A senhorita Mayara é simplesmente uma coitada que não teve o aproveitamento das oportunidades que a vida da de ver que o ser humano deve por sua vez ser e agir com humanidade, é triste ver essa mente limitada mas acredito que ela ainda mude os conceitos ao longo da vida.
Como diz A. Einstein "Uma mente que se abre a uma nova idéia nunca mais volta a seu tamanho original"





*seguindo!

http://paminblog.blogspot.com/

Nathacha disse...

Tatiana ! excelente post!
è ridículo o pensamento de certas pessoas que pensam que sabem o sufuciente! resumindo:

O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflecte.
Aristóteles

ela falou abobrinha e se deu mal

seguindo vc como sempre !

http://medicinepractises.blogspot.com/

Kah Inacio disse...

Eu ainda não tinha ouvido falar desse caso , a imprensa as vezes dá muita enfasê a determinada matéria que esquece que tem várias noticias que precisam ser divulgadas .

adorei o post.

http://www.blogescolhas.tk

Postar um comentário

Um comentário diz muito sobre você.
Comente com inteligência.

(retribuo comentários bem feitos- afinal,se vc escreve bem aqui, escreve bem lá. ;)

Pesquisar este blog