Por que eu amei o filme Malévola

  
       É pessoal,  agora que vocês estão mais "relax" vamos voltar a falar de coisa séria.  Já chega de cultura  inútil por esses dias. Só semana que vem agora. rss. 
       Esse post será dividido em duas partes. O motivo será explicitado no fim do próprio.
       Essa semana eu vou disponibilizar para vocês meterem o bedelho um outro projeto de lei complementar que anda transitando no congresso federal ( mas não se apeguem a ideia de movimento do verbo) denominado "Ficha Limpa". Estou jogando, mais uma vez, o assunto na roda de conversa para ajudar na variação de temas típicos de fofocas ( vizinhos, tias, primas, chefes, colegas etc.) e ampliando as opções. Ao invés de comentar daquela vizinha chata que só anda tomando parte da sua vida,(rss) essa semana você também vai poder falar sobre o que anda fazendo os nossos legisladores e de como o que eles fazem interfere na  vida da população ( ou você ainda está iludido achando que não?!). Está na hora de abrir essa discussão.
     Vamos aos finalmente? rss..
      Então, como eu iniciei no parágrafo acima, está tramitando no congresso uma lei denominada "Ficha Limpa" que tem como objetivo evitar que alguns tipos de  condenados pela justiça possa concorrer a cargos eletivos. Segundo a ementa da própria lei:

"Altera a Lei Complementar nº 64, de 18 de maio de 1990, que estabelece, de acordo com o art. 14, § 9º da Constituição Federal, casos de inelegibilidade, prazos de cessação e determina outras providências, para incluir hipóteses de inelegibilidade que visam proteger a probidade administrativa e a moralidade no exercício do mandato. "

     Como vocês devem ter percebido é uma alteração, ou seja, já existia projeto similar, que data de 1990 pra variar, que não fora aprovado, pois havia a necessidade de modificação visando excluir qualquer tipo de inconstitucionalidade do projeto, como alguns parlamentares colocam em pauta analisando alguns pontos da sua redação. Desde lá, e não mudou muita coisa, os parlamentares tentam enbargar o projeto  ( Por que será?!) usando diversos argumentos para impedir a votação da mencionada lei. O que se discute agora é dar a ela caráter de urgência ou não ( quase ninguém tem dúvida de que "limpar" a política brasileira é coisa urgente urgentíssima só mesmo nossos " prestativos" legisladores...). Apesar que não se pode valer de lei inconstitucional para implantar o mínimo de moralidade na política( mas que ninguém se iluda pensando que esse é o real motivo da sua "enrolação" no congresso).
     Essa lei complementar está sendo apresentada como projeto de iniciativa popular, pois chegou ao congresso acompanhado de 1.300.000 assinaturas da população; brasileiros cansados da balbúrdia instaurada na política brasileira e de parlamentares que acham um absurdo o privilégio parlamentar que encoraja a entrada de condenados pela justiça, para fugirem de condenações de restrição de liberdade, pois sendo eleitos estão protegidos de cumprir pena .
   A grande manobra do congresso é ficar "passeando" com a proposta por diversos setores tais como o CCJ ( Comissão de Constituição e Justiça) e assim atrasar ao máximo possível a votação. Esse medo de colocar para votar tal projeto pode ser explicado pelo fato da votação ser aberta, e assim "queimar" a imagem dos que votarem contra, pois, se a votação fosse secreta, eles não teriam a mínima cerimômia de votarem contra, pois muitos deles, se não condenados, estão com inquérito aberto e correm esse risco.
     O projeto de lei prevê ainda que os políticos ficarão inelegíveis por até oito anos depois de cumprirem a pena estabelecida pela Justiça, por exemplo: se o individuo foi condenado  a cinco (5) anos ( em segunda instância) ele ficará (5 +8 =13) treze (13) anos sem poder se candidatar a cargos eletivo. 
     Durante a semana eu irei twittar as principais notícias que eu tiver acesso, já que se fosse postar aqui daria um post imenso. Vocês poderão conferir aí do lado, aqui no blog mesmo, ou se quiserem podem me seguir no twitter.
    Além da questão da inviabilidade do tamanho do post necessário para esclarecer o assunto, eu dividi esse post em duas partes por que enviei um mail para o deputado redator do projeto pedindo uma cópia do projeto e a exposição dos principais argumentos usados pelos opositores do mesmo, que orbitam principalmente ao redor da inconstitucionalidade de alguns pontos, com a finalidade de estudá-lo e assim expô-lo aqui com conhecimento de causa( um pouco pelo menos), trazendo a discussão dos pontos e contra-pontos da lei complementar colocando em foco as verdades e as artimanhas usadas para impedir a aprovação, e também porque  o que andei lendo na internet não bate exatamente com a entrevista cedida por ele , o redator, para Jô Soares semana passada, então não sei o quanto está atualizada as informações. Espero  eu vou encher a caixa de mail dele até  que ele me responda até a próxima postagem séria ( no início de maio) para assim eu poder informar vocês de maneira clara, séria e de maneira correta. Afinal, meus leitores merecem o melhor que eu posso oferecer. ;)
  Essa postagem é só uma introdução ao assunto, uma esclarecimento prévio, superficial. mas breve estarei disponibilizando uma discussão melhor fundamentada e precisa, é só vocês aguardarem para meterem o bedelho da melhor maneira possível.


Pronto, comecei a falar ;)


     
 
 

17 comentários:

Fábio Flora disse...

Um candidato a cargo público tem de ter, no mínimo, ficha limpa. É inacreditável que ainda sejam elegíveis sujeitos com mil e um processos nas costas. Canta, Brasil! Abraços e sucesso com o blog!

Douglas Lourenço disse...

Putz, isso ainda vai dar pano pra manga, tão mexendo num vespeiro, infelizmente é assim que funciona.

Anônimo disse...

Deus nos ajude!(que dizer, já que estamos dependendo da BOA vontade deles, né?!)
Mas, com o dizem "a esperança é a última que morre"(e neste caso, antes ela que eu! Rs).

(Rs)Brincadeirinha! Não dá pra viver "pagando" de incrédulo, né? Essa é a foma mais cômoda de não fazer nada e reclamar porque alguém não fez, o negócio é se informar BEM e por a boca no trombone mesmo!

ÓTIMO POST! Ficarei no aguardo do próximo!

www.dsrta.blogspot.com

Daniel Silva disse...

será que vai funcionar isso daí!?

hahaha

Jeh Pagliai disse...

Que horror, coisas "boas" ficam enrolando no senado um horror...
Mas tomara q dessa vez de certo!

Beijinhos

---
www.jehjeh.com

Unknown disse...

Olá,

Ontem estive assistindo aquele programa "Aprendiz" fiquei chocada com o tipo de profissional que logo estaram inseridos no mercado, e tudo de uma forma pública, dando a cara pra bater e ninguém bate! Só assiste...

A políticagem não deixa de ser diferente, estamos estáticos e comendo pipoca enquanto o circo literalmente pega fogo!

Para os valores morais/éticos eles são pra lá de pachorrentos...

E agora, quem poderá nos defender?

Se quiser, vá ao meu blog de repente poderíamos trocar figurinhas:

http://memoriaspsicodelicas.blogspot.com

abraço!

Alexandre Terra disse...

concordo! é necessario saber em quem nos estamos votando!

Anônimo disse...

Tem gente que só abre a cabeça na base da machadada... quantas notícias como essa a gente ainda vai ter de engolir, hein?... valeu!

RodOLiver...™ disse...

Amei o poster muito bem feito*
Mas esse assunto ainda rende muito mrm...

Estou ti seguindo*

http://juizofinalnomeuquintal.blogspot.com/
Siga-me...

Tulio Magalhães disse...

Agora é minha vez de meter o bedelho. Creio que com a morosidade sobre a votação sobre o Projeto de Lei que versa sobre a ficha Limpa, se arrastará a passos de tartaruga. Não é de interesse destes "senhores" votarem um projeto contra sí próprio sendo que a grande maioria responde processos nas diversas instâncias dos tribunais superiores.

O mais revoltante é que as pessoas votam e repercutem sobre coisas fúteis como o BBB e deixam de lado algo de suma importancia como a ficha limpa no Congresso. Sendo que nós meros mortais quando temos algo ínfimo na nossa ficha: nome no SPC, ou briga de vizinhos que foram parar na delegacia, não conseguimos aquele empreguinho de 1 salário minimo, mas eles podem ganhar muito mais e representar essa pátria de BBB´s (Baixos, bobos e bundões).

Adorei seu texto, e seremos em breve colegas de profissão. Só não concordei com o seu comentário no meu blog. Minha vida é magnífica, tenho momentos bons, outros ruins.. e atualmente estava em "transição" por causa de um ruinoso relacionamento. As coisas ruins podem ter destino proveitoso se pudermos canalisá-las para o lado positivo: Escrever e entreter as pessoas. Meus textos são intimistas e outros não, alguns são meros fatos da sociedade ou das pessoas q eu convivo. E retiro tudo e escrevo essas linhas que vc leu.

Espero que tenha gostado do meu blog e do meu comentário. Parabéns pelo Blog.

www.kalyugatimes.blogspot.com
www.twitter.com.br/tuliiomustannen

Robinho Bravo disse...

Sabe o que é pior?

Que no Brasil a coisa mais difícil de acontecer é isso dar certo... Por mais que gostássemos.
Sempre vão existir os que saem por debaixo dos panos.

Unknown disse...

Para qualquer concurso público, ten-se que apresentar documentos provando que temos ficha limpa, mas para se mandatário do voto do povo, isso não é necessário ainda nesse país, isso é no mínimo incoerente!

Anônimo disse...

Sou carioca, mas saí do Rio faz tanto tempo que perdi gírias e sotaques... a única coisa que falo é "mermo", em vez de "mesmo"... rs... valeu e obrigado pelo ótimo comentário lá no meu Blog... valeu!

Érico Pena disse...

Parabéns amiga, um post super bacana, interessante e importante. Mostra como vc sabe variar entre a seriedade e o humor, igual a mim e acho q é por isso q a gente se dar tão bem mesmo distante quilômetros um do outro hehehe.... Como vc deve saber, criei meu outro blog p/ (por coincidência) tratar de temas assim, pois tbém estou cheio de ver tanta desonestidade, mentira, roubalheira e ficar parado. Só q agora não vou mais e pode ter certeza q o blog-do-pena vai trazer matérias importantes, de utilidade pública iguais a essa sua, e ken sabe até a gente não faça uma parceiria pra denunciar tds esses descasos com a população.Já tô esperando a parte 2!!
Blogueiros unidos, jamais serào vencidos hehehe...
Te adoro Tati :)

Bruno disse...

Um dos maiores absurdos é que isso ainda esteja para ser votado e esteja aparecendo somente agora. Já era para ser assim. Mas não é de todo mal, pois pelo menos, apareceu. É bom falar sempre, pois informa o povo e nos ajuda a pensar formas de fazer uma pressão social para que o processo seja agilizado. Eles só não gostariam mesmo é de conhecer este blog...rs
Abraços e nos mantenha informados. Como sempre.

www.costabbade.blogspot.com

Anônimo disse...

se rolar vai ser do geito deles...

Anônimo disse...

Agora q o projeto foi aprovado e espera ser sancionado ... descobriram um erro de interpretacao de texto q pode mudar muita coisa na lei ...
E agora? Tem q fazer tudo d novo?

Dah uma passada no meu blog!

http://artculando.wordpress.com

=)

Postar um comentário

Um comentário diz muito sobre você.
Comente com inteligência.

(retribuo comentários bem feitos- afinal,se vc escreve bem aqui, escreve bem lá. ;)

Pesquisar este blog