Por que eu amei o filme Malévola


É, eu sei.. Não deveria está acordada a essa hora. Mas como eu estou deixa eu aproveitar e aliviar minha aflição provocada por não "postação". Desde que houve a invasão no Rio de Janeiro que eu quero vir aqui falar algumas coisas..Coisa rápida, só pra aliviar a tensão...

A primeira coisa que eu pensei quando vi a notícia de que a polícia, exercíto, marinha e aeromautica haviam invadido a vila cruzeiro no RJ foi:  

Não é que quando eles querem eles resolvem o problema?!

E vocês sabem né? Eu nunca paro em um comentário. Esse pensamento serviu de catalisador pra algumas dezenas a mais.

Depois eu ainda pensei: Mais que povo mais burro... Com o RJ sede de olimpiadas, Copa do mundo, será que eles não imaginaram que esse vandalismo, ou terrorismo, iria acabar mal? O foco do mundo certamente se voltaria para aquele acontecimento que denunciava a péssima condição da segurança pública da sede da proxima copa e olimpiada e isso seria uma péssima propaganda para cidade maravilhosa. É obvio que o Governo do Estado não deixaria barato - pelo menos já podemos ver uma boa consequencia de sediar uma copa do mundo e as olimpiadas. Deveriam ter sido espertos o suficiente para não provocarem com tamanha prepotência em tempo tão inoportuno.

Mas ai todo mundo viu que muitos fugiram - apavorando a população de outras comunidades que temem que eles "se mudem" pra lá - Não sei quantos morreram - mas quem assistiu o Tropa de Elite deve ter uma noção.. Ou não, já que a maioria "pegou o beco" ou "desceu avuado" como diz a gíria e como muita gente viu. - E não sei mais quantos ficaram feridos. - E talvez nunca chegaremos a saber com certeza..

Mas partindo do ponto: "Não é que quando eles querem eles resolvem o problema?!" eu comecei a pensar por que motivo o Estado podendo acabar com a criminalidade não o faz. E cheguei a conclusão, imediata, de que o Estado não resolve o problema da criminalidade por que não quer. Simplesmente isso. A pergunta imediata então foi: E não quer porque hein? E a resposta imediata foi:   Não quer por que se o Estado acabar com a criminalidade a maior função do Estado vai acabar: segurança pública e aplicação do direito penal. Se o Estado não tem quem punir ele vai ter que se preocupar com coisas mais sérias, como saúde e educação, vai perder o bode espiatório, e aí a quem vão culpar pela incompetência e ineficiência do Estado? Pra onde vão desviar a atenção? Isso sem falar que a dicotomia O Bem x O Mal teria fim. E Bem sem o Mal não é mais Bem. Perde completamente o sentido. Bem só é Bem por que combate o Mal. Imagine se não houvesse o coringa pro batman derrotar.. o que ele faria durante todo o tempo? Se o Estado não fosse a referência do Bem seria o que então?

A conclusão pessimista que eu cheguei, e olhe que eu sou uma das maiores otimistas que eu conheço, é que na verdade o Estado precisa do crime para ser Estado. O direito penal precisa do crime para existir. E ninguém vai querer ter que reformular uma nova sociedade partindo do zero praticamente. Nem creio que eles possasm vislumbrar a sociedade sem os criminosos. É uma interdependência. Um não vive sem o outro. O Estado não é capaz de imaginar uma sociedade onde não haja o crime por isso ele não a promove.

Acabar com o comércio de drogas? Nem pensar.. Vocês acham mesmo que o Estado vai querer fazer isso? O Estado não tem como suportar o número de desempregados que o fim do tráfico irá ocasionar. E aí? O que o Estado faz com eles? Não pode matar assim descaradamente. Também não seria justo produzir criminosos e depois exterminá-los maciçamente. É como fazer uma experiencia que deu errado e culpar, e punir o experimento por isso. Não tem onde prender todo mundo, se eu falar de ressocialização aqui vai parecer piada. Até por que não resocializar por diversos motivos, talvez inclusive para manter o número de agentes para os quais deve ser direcionado o direito penal, nos quais o Estado poderá esbanjar o seu monopolio do uso legítimo da força - coisa que inclusive seus agentes fazem muito bem- não vai ser "bom negócio" para o Estado. O Estado não teria como manter uma administração estável com tanto "ex- criminoso" procurando outro meio de sobrevivência nas ruas.

Administram o Estado como administram uma empresa capitalista. A verdade é essa. No dia em que acabar com a criminalidade, com o trafico, ou no dia em que educar, dar oportunidade de verdade, for um bom investimento eles o farão. Tenham certeza.

Tão dizendo que vai ser implantada uma UPP (unidade de policia pacificadora) na Vila cruzeiro e no Complexo do Alemão. Tomara que os moradores não estejam saindo das mãos do tráfico para as mãos das milicias.

Desejo Boa sorte ao recomeço na vida das familias diretamente atingidas. 

Espero não ter escandalizado ninguém com minha visão alternativa da sittuação. Ou será que sim? rsrs

Preciso ir. Depois comento mais sobre o assunto, ou não. ;)

Como diria a Fátima: Boa noite Willian. rsrs

Pronto, falei. Agora é sua vez.

14 comentários:

Allan Lemos disse...

Outro texto muito bom sobre a situação do Rio de Janeiro, seu ponto de vista é excelente e concordo com o que foi dito.

Gostei de verdade

Anônimo disse...

Tatiana, eu me pergunto: Porque só agora que o Governador Sérgio Cabral decidiu combater de forma eficaz o tráfico? com certeza a resposta são a copa do mundo e as olimpiadas, só assim para que se faça alguma coisa.

Lucyano disse...

Texto muito bom, coerente e verdadeiro, acredito ser de suma importância expressarmos nossos sentimos diante de situações como está, adorei!!
Lucyano
http://cinemaparceirodaeducacao.blogspot.com/

Kustomiza disse...

Vc disse tudo: Quando eles querem, resolvem o problema.
isso é revoltante por saber que já podiam ter feito antes e minimizado tantos problemas!

Millena disse...

Verdade, quando se quer, tem boa vontade e atitude é possível!

Carolina Lima disse...

Está triste essa situação, e espero q pacifiquem finalmente! *O*
http://oicarolina.wordpress.com/

Marcos Santana disse...

Acho que é uma situação a curto prazo trsite, principalmente para os moradores e também triste de ver onde o governo deixou chegar a situação, por outro lado, a longo prazo, essa é uma situação que trará paz para essas comunidades que a tempos sofrem com o trafico.

É isso ai !!

Abraços,
Marcos

http://marcosilustra.blogspot.com

Angélica Nunes disse...

É verdade em alguns pontos... Pobreza, violência e ódio pressisam existir para que possam existir a riqueza, a segurança e o amor façam sentido.

Sandro Batista disse...

Olha, eu fiz as mesmas indagações. Acho que afirmar que o poder público não faz nada porque simplesmente não quer é um tanto quanto precipitado. Mas que o poder público tem poder quando quer, isso é inegável! Nunca que o tráfico por mais poderoso que seja terá mais força do que o poder público. Acho que o comodismo que toma nós mesmos, pessoas comuns, é algo que se espalha por todos, e as pessoas que estão no poder, acabam também se acomodando, e ficando excessivamente tolerante. Não fosse o abuso do tráfico de querer medir forças não acho que nada disso tivesse acontecido!
E assim como vc, acho que o poder paralelo nunca vai acabar... Ele vai trocando de mãos... Uma pena..Mas acho que por hora, a paz vai reinar sim.

Abração

http://estacaoprimeiradosamba.blogspot.com/

Anônimo disse...

Oi, adorei seu trabalho nesse blog, é bem dificil ver um adolecente se preocupar com problemas sociais, geralmente estão pensando em seus próprios problemas. Eu tenho um blog chamado "Romantic Lifes" que fala sobre relacionamentos em geral se puder me seguir lá, já estou te seguindo e gostaria de ter seu msn, para podermos conversar e trocar umas idéias sobre diversos assuntos. O meu msn é andersonbarbosa_13@hotmail.com se puder add fico grato. Fica com Deus e continue assim...

Gabriel Pozzi disse...

OI Tati!
Adoro seu modo de raciocinar, uma pergunta puxando a outra, uma resposta levando a outro pensamento...

olha, concordo bastante com a dicotomia bem x mal, onde o bem só existe enquanto o mal existe, mas não acho que o estado deixa de exterminar o tráfico de drogas porque sem eles o estado deixaria de existir. até mesmo pq, se por exemplo hoje o tráfico no rj terminasse por completo, eles teriam a imagem de BONS por um longo tempo, já que 'resolveram' o maior problema do RJ...
mas acho que eles não terminam com isso por outros motivos tbm, como aqueles que vc citou posteriormente (desemprego, sem lugar para mandar os bandidos, sem chance de ressocialização...). Além do mais, vc deve ter visto Tropa de Elite 2, onde fica claro que eles tem como ganhar com isso...

Enfim, mais um grande texto, parabéns novamente! ;)
qual será seu próximo tema?

http://songsweetsong.blogspot.com/

teste disse...

Li seus posts. Fantástico, boa discussão e como se posiciona bem com os temas. Parabéns, estou te seguindo.

Eu escrevo um pouquinho sobre a vida, sobre o que tá dentro de nós, como fazer, como agir. Bom te sigo.
http://bemmaissimples.blogspot.com

Victor Von Serran disse...

O comite Olimpico não tem nada a ver com isso né ?
enfim...Rio de janeiro...terra de samba e pandeiro...

meu vc sumiu ? adorava seus comentarios e não te vejo faz tempo no meu blog...

faz um favor ?...volta e comenta....sua opinião é importante !

Kennedy disse...

Foi uma operação perfeita,eu como policial,achei que já era tempo de fazer esse tipo de parceria com as forças armadas..parabéns pelo blog!

Postar um comentário

Um comentário diz muito sobre você.
Comente com inteligência.

(retribuo comentários bem feitos- afinal,se vc escreve bem aqui, escreve bem lá. ;)

Pesquisar este blog