Por que eu amei o filme Malévola


Olá pessoas..
Eu, enfim, percebi definitivamente que, entre outros, a política é uma grande, enorme, gigantesca fonte de remedeio. Ôo entidadezinha que gosta de remediar as coisas...( provavelmente o ditado "antes prevenir do que remediar" é completamente ignorado pelos que a exercem). Você está entendendo o que eu estou dizendo mas ainda não entendeu o por que dessa conversa não é mesmo?! Então tah, vamos partir do início dessa história...
Numa bela manhã ( quase tarde, pra ser mais precisa ao meio-dia) estávamos eu e minha prima assistindo o jornal local quando começou uma notícia sobre a venda de carne ilegal -  você deve ter se perguntado: "carne ilegal?! O que isso tem a ver Tatiana? E eu digo: calma dignissimo leitor que daqui a pouco você entende. Volte ao texto por favor..^.^ - Então, como eu dizia, passava a tal reportagem e o jornalista se aproximou de um dos açougueiros clandestinos e perguntou o que ele achava sobre a interdição da sua barraca e da apreensão da sua carne ilegal, e  ele respondeu algo mais ou menos assim: " ninguém nunca esteve aqui pra me ensinar o serviço, ninguém nunca esteve aqui pra me dizer o que estava errado - até agora né meu caríssimo açougueiro- ou de como deveria ser feito". Então eu comecei a conversar sobre aquilo com minha prima e de repente, nada mais que de repente,  aquela famosa lampadazinha se acendeu sobre minha cabeça e falei com minha prima: " mulé, isso dá postagem! Ela sorriu e eu continuei: " é sério pow, esse assunto é serissimo e merece discussão. Vou escrever sobre isso no blog semana que vem". E aqui estou eu, contando, compartilhando, ou fazendo fofoca do governo, fica a seu critério. =)
O discurso daquele senhor humilde soou pra mim como um grito de revolta, um grito de " Como vocês querem oprimir pessoas produto do seu sistema? Como vocês querem nos punir por suas negligências? Por que vocês se incomodam por estarmos na rua, vendendo carne clandestina, roubando, ocupando imoveis vazios, propriedades rurais improdutivas, etc, se quem nos empurrou para esse caminho foram vocês mesmos? Vocês erram e nós "pagamos o preço", é isso?! Não me parece nada justo.. ". Não parece justo por que  NÃO É JUSTO!  E seguindo essa linha de pensamento continuei mergulhada nessa questão... "Se o governo não quer crianças/jovens nas ruas, expostas a todos os tipos de seduções e adultos que lhe querem roubar a infância por que eles não oferecem escolas de qualidade e atividades culturais e paradidáticas durante o turno oposto ao que estudam? ( ou alguém aqui acha que as crianças que estão na rua têm mais o que fazer, mas preferem ficar lá na rua pedindo dinheiro, vendendo balas ou furtando/roubando os traunsentes? Alguém consegue imaginar uma criança/ jovem dizendo: " eu vou ali pra aula de teatro e depois eu passo aqui pra fazer uns assaltos..me espera aii que eu já volto." ? Eu acho que não). 
Seguindo... Se o governo não quer jovens envolvidos com drogas por que não lhes oferece cursos profissionalizantes / universitários ( depois de uma escola de base, pública de qualidade)  que lhes permitam encontrar um emprego bem remunerado? Ou você acha que o dinheiro fácil do tráfico de drogas e o ilusório poder conferido através de armas potentes seriam tão sedutores se eles tivessem meios de conseguir o mesmo dinheiro e poder real através de um trabalho que não lhes custasse a vida, nem a sua, nem a de seus familiares? 
Se o governo não quer pessoas vendendo carnes clandestinas por que não se preocupam em ir à feira recrutar as pessoas que lá trabalham, no caso os açougueiros, para lhes ensinar como manusear e lhes dar as condições de conseguir carne inspecionada e local apropriado para o seu comércio? Você vai me dizer: "Por que isso tudo custa dinheiro minha caríssima Tatiana". E o que você acha que o governo usa para construir presídios, cadeias, alimentar os detentos, na manutenção das prisões, no recrutamento de mais políciais, mais agentes penitenciários, e outros gastos vinculados a isso? Dinheiro meu caro, e não é pouco não!  Sabe o quanto custa uma penintenciária federal? 25 milhões aproximadamente, isso só na edificação da penitenciária! Agora some a esse total a quantidade de despesas de 10 mil presos mensais que adentram o sistema prisional, já lotado, só em São Paulo. Agora, adicione mais  outros custos vinculados . Não se esqueça que essa contabilidade é de uma única penitenciária. Teve uma pequena noção? Pois é.. Isso sem contar que os presídios não reformam ou resocializam ninguém. Todos nós sabemos que ,na atualidade, nada mais são do que escolas para o crime. Ou vão me dizer que você realmente acha que alguém sai de lá reabilitado e arrependido? Se acha, eu sugiro que dê uma olhadinha nas estatísticas de reincidência de ex-detentos. Tenho a leve impressão que depois de fazer isso você não manterá sua opinião.
O perfil das pessoas que estão presas no Brasil hoje é:

82,7%  não trabalham*
86,5% não têm profissão*
48% estão abaixo dos 25 anos*
81,9 % têm o ensino fundamental incompleto*.

Será que é justo que pessoas sejam selecionadas para serem presas? Será que é justo serem condenadas a perder a liberdade e mergulhar num caminho de difícil retorno por que não viram outro caminho? Ou por que o crime é muito mais fácil do que a vida que lhes espera fora dele? Será que é justo condenar alguém a miséria e a sedução pela criminalidade por que ela não vê outro caminho para seguir? Não digo que as pessoas nao têm escolhas, mas que as pessoas têm opções mais fáceis, ou melhor, que são empurradas, por uma série de fatores, a escolher um dos caminhos por que o outro lhe parece fantasioso e de difícil acesso.
Diante do exposto é indiscutível que o problema do Brasil é social, não criminal. É questão de políticas públicas, não se construção de mais presídios. Eu não digo que se deve parar de impor penas, mas que elas não sejam tão seletivas e que paralelo a isso seja iniciada uma maneira de conter a violência e diminuir a criminalidade, afinal não queremos pessoas presas, queremos uma sociedade mais segura. Aí eu me pergunto: " Então, se se sabe a origem do problema, por que não prevenir? Por que essa opção por "remediar"?  E eu lhes respondo: eu tenho os meus achismos, tanto é que é sobre isso que eu vou produzir um artigo solicitado na universidade, mas agora eu quero saber de você. O que você acha disso tudo?

Pronto, falei. Agora é a sua vez.


Tatiana.


*Dados da DEPEN-MJ

18 comentários:

jakared disse...

excelente discurso, quando eh q vc vai se candidatar a um cargo politico?

Tatiane disse...

Isso quer dizer que eu já posso contar com seu voto? rsrs

Anônimo disse...

e com o meu tbm rsrsr...

vocação não vai faltar por q o discurso ta afinado...

WEL INFO
http://welinfo.com.br/

FabioZen disse...

Belo post Tatiana,acho que enquanto a máxima estiver invertida,em qualquer campo,principalmente na política, a coisa não engrena. Abrç e se der confere meu romance.

EM CARNE VIVA XI
http://oficinamissoes.blogspot.com/2010/05/em-carne-viva-xi.html

Inez disse...

Tatiana seu texto é fantástico você disse tudo.
Infelizmente os políticos só se preocupam com uma coisa - encher seus próprios bolsos com nosso tão suado dinheirinho.
Manter o povo na ignorância, crianças fora da escola, aumento da criminalidade é o que eles mais querem porque só assim conseguem se manter no poder.

Anônimo disse...

Tatiana pra presidente! o/
huasahsas
gostei do post

Thamyzinha Iwasaki disse...

adorei^_^ falou muito bem, tem meu voto rsrs^_^

xau
tó seguindo

xauzinho

Olive disse...

nossa! você escreveu muito. parabéns ;D

Desenhos em Quadrinhos disse...

Olá Tatiana, obrigado pelo elogio. Fico feliz que tenha gostado dos meus quadrinhos! Seu blog tbm é muito bom, parabéns! Bjao

in Torre disse...

Bom...
estava eu vagando pelo orkut e me deparei com uma comunidade de blogueiros e como eu tenho um blog e ninguém visita eu pensei, bom... isso deve ser bom, vou lá falar que a postagem é ótima e pronto...
Fui a tópico e vi o ultimo a responder o fórum então encontrei seu blog, de cara quando eu vi um enorme texto na cara do blog eu pensei, cara essa mulé deve ser louca, mais dá eu comecei a ler e realmente vi o quão intelegente vc é.
Eu nunca tinha visto uma refleção sobre política como essa
Nuss! nem meu professor de sociologia é assim!
Mais mesmo assim tenho algo a acrescentar...
O sistema prisional brasileiro é feito para que a pessoa não conviva mais em sociedade, mais como isso pode ocorrer se não há como essa pessoa conviver e nem sociedade para que ela convida?
é um grande círculo vicioso! aqueles que não conseguem entrar são sortudos mais ainda assim o brasil tem um imenso sistema prisional, isso nos reflete ao quantas pessoas não tiveram a oprtunidade de se socializar
Se eu continuar escrevendo eu não vou parar, mais aqui vai umja pergunta....
Como podemos ajudar uma sociedade depravada,já que depende de tantos ?

Fábio Flora disse...

Quando fazem alguma coisa, atacam as consequências, não as causas. É preciso mãos à obra e menos discurso. Abraços e sucesso com o blog!

arash gitzcam disse...

Nossa, vc é uma jovem mto bem informada e demonstra conhecimento, isso é raro hj em dia, q bonito ver uma menina falar assim, deve ser mto bonita tb... abraços : )

http://poesiadapocacao.blogspot.com/

Jânio César disse...

Parabens pelo Blog e pelo debate, o tema é polemico!


http://casadohippie.blogspot.com/

Fabiane Guimarães disse...

Por morar em Brasília, frequentemente escuto coisas como "a cidade dos ladrões, você também rouba?". Mas acontece que o erro também é dos brasileiros, que às vezes exigem a honestidade que eles acabam não propagando no seu dia-a-dia. Se você quer acabar com a corrupção, precisa denunciar aquele rapaz que te ofereceu um emprego bom em órgão público só por gostar de você!
E é fato que não nos dão oportunidades!
Muito bom texto

www.poiseah.blogspot.com

Macaco Pipi disse...

o vicio pelo amoor
tudo curaaa

Anônimo disse...

Muito bom o texto!! xD

Jonatas Fróes disse...

Acho que pra combater a corrupção, em primeiríssimo lugar, o povo brasileiro precisa desencostar um pouco a bunda da cadeira e pesquisar melhor os candidatos que elegem. É difícil pensar em soluções quando a grande maioria elege aqueles que já apresentaram falhas grotescas durante a história (Vide Maluf que tá ai, e sempre estará... Rouba mas não mata...). Mas a reflexão é bastante coerente e concordo basicamente com todo seu posicionamento.

Beijo,

http://musikaholic.wordpress.com

Unknown disse...

Muito bem escrito. Parabéns!

Postar um comentário

Um comentário diz muito sobre você.
Comente com inteligência.

(retribuo comentários bem feitos- afinal,se vc escreve bem aqui, escreve bem lá. ;)

Pesquisar este blog